No mês de dezembro, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 9,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando R$ 2,35 bilhões. Já as vendas líquidas atingiram R$ 2,03 bilhões – aumento de 12,6% no período.
Se consideradas apenas as vendas registradas nas mesmas lojas, excluindo aquelas abertas entre janeiro e dezembro de 2008, a alta ficou em 7,3%, melhor desempenho para o mês desde 2004. Segundo a empresa, os itens alimentícios apresentaram crescimento em vendas brutas de 7,8% no período, com progressões nas categorias Mercearia e Perecíveis. Já as vendas de não-alimentos aumentaram 6%, com destaque para a categoria Têxtil.
Entre as bandeiras do Grupo, os destaques foram Pão de Açúcar, Extra, Assai e Extra.com.br, com crescimentos de vendas superiores à média da companhia. Além disso, a empresa continuou a apresentar crescimento no tráfego de clientes e ticket médio de compras.
Resultado anual
Já em relação ao 4º trimestre de 2008, as vendas brutas cresceram 15,3%, alcançando R$ 5,92 bilhões, e as vendas líquidas totalizaram R$ 5,1 bilhões – montante 18,8% superior em relação ao mesmo período de 2007. No conceito ´mesmas lojas´, as vendas brutas e líquidas cresceram 10,4% e 13,7%, respectivamente.
Em 2008, o grupo registrou faturamento bruto de R$ 20,85 bilhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 18 bilhões, o que representam aumento de 18,2% e 21,0% respectivamente, em comparação ao ano anterior.
Segundo a empresa, o forte crescimento das vendas em 2008 deve-se a fatores como a implementação de uma estratégia de marketing mais especializada que considera as necessidades específicas do consumidor, respeitando o sortimento e o “pricing” de cada região.