As vendas no varejo brasileiro tiveram em novembro passado um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2007. O resultado, divulgado na última sexta-feira (16 de janeiro) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que o grupo “Super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” apresentou o primeiro desempenho acima da média desde janeiro de 2007, com expansão de 6% em relação a novembro do ano anterior e de 0,7% sobre outubro de 2008.
Apesar do desempenho do comércio varejista – que engloba oito atividades econômicas – ter sido positivo, o resultado ficou abaixo dos 9,8% de aumento registrado no mês de outubro, também na comparação anual. Segundo o IBGE, isso se deve em parte à crise financeira global, o que explica setores como “Móveis e eletroeletrônicos” crescerem apenas 4,5% na comparação anual, contra 15,7% em outubro. “As atividades mais sensíveis ao crédito foram as mais atingidas, enquanto as vinculadas à renda mantiveram resultados positivos”, afirma o economista Nilo Lopes, do instituto. No ano, o varejo acumula alta de 9,8%, mesmo índice de crescimento em 12 meses.