A rede Pão de Açúcar adotará em suas 145 lojas, a partir deste final de semana, o uso de sacolas mais resistentes – que suportam seis quilos de produtos ante 4,5 quilos da versão anterior – com o objetivo de reduzir o volume de embalagens plásticas. Segundo a empresa, a expectativa é diminuir em até 20% o volume de embalagens que circulam em suas unidades, somente neste ano.
A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas, desenvolvido pela Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos, em parceria com o INP – Instituto Nacional do Plástico e a Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis. Em conformidade com a Norma Técnica ABNT 14.937, as novas sacolas poderão acondicionar mais produtos, evitando assim o desperdício e o uso de duas ou três embalagens sobrepostas.
O diretor de Responsabilidade Socioambiental do grupo, Paulo Pompilio, afirma que a ação está alinhada aos esforços da empresa para oferecer soluções viáveis que colaborem com a redução das sacolas plásticas e seu impacto no meio ambiente. “A nova embalagem atende aos consumidores que ainda fazem uso de embalagens plásticas descartáveis, ao mesmo tempo em que reduz seu uso e combate o desperdício, uma vez que é necessário menor quantidade de embalagens para transportar o mesmo número de produtos”, completa.
Caráter experimental
O projeto das sacolas mais resistentes foi implantado em caráter experimental em junho de 2008, em nove lojas do grupo Pão de Açúcar. Durante o projeto piloto, a empresa foi a que apresentou os melhores resultados com cada vez mais clientes fazendo uso racional e maior aproveitamento de cada embalagem. No início da campanha, 26% dos consumidores preenchiam as sacolas plásticas tradicionais até atingir sua capacidade máxima; hoje, esse percentual já chega a 60,8% e a expectativa é que o índice se eleve a mais de 80% ainda neste ano.