O economista Juarez Baldini Rizzieri esteve hoje (13 de fevereiro) no Espaço APAS – Centro de Convenções, na sede da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo, onde ministrou palestra sobre o cenário econômico de 2009. A programação fez parte do “Café com Personalidade” – primeiro evento dos Encontros APAS deste ano, cujo objetivo é levar conhecimento ao público do setor supermercadista. Juarez é professor da FEA-USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e conselheiro da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre empresários e profissionais do trade e fornecedores. Na ocasião, foram discutidos os reflexos e implicações da crise econômica no mundo, no mercado brasileiro e no dia-a-dia dos negócios do setor, preparando os participantes para enfrentá-la e a identificar oportunidades neste novo cenário.
O presidente da associação, João Sanzovo Neto, lembrou aos presentes sobre o Índice APAS de Preços nos Supermercados, elaborado a partir de 1994 em parceria com a Fipe, que mostra a evolução dos preços no varejo e o quanto os supermercados têm contribuído para segurá-los.
O palestrante abordou ainda assuntos como o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto em países emergentes; as expectativas em relação à taxa de câmbio e ao índice de confiança do consumidor, entre outros. Segundo ele, o PIB deverá crescer 1,7% neste ano, no Brasil. “As vendas reais dos supermercados dependem da massa de rendimentos dos trabalhadores. O setor supermercadista é um dos últimos a sentir a crise, pelo fato dos alimentos não serem sensíveis ao fator crédito”, completa.