Alheio à crise financeira internacional, à onda de demissões e ao receio de recessão, o setor de varejo iniciou o ano contratando milhares de pessoas que deverão ocupar seus postos em lojas já existentes e também nas que serão inauguradas este ano, em todo o País. Somente as três maiores redes supermercadistas – Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar – irão admitir, juntas, mais de 30 mil profissionais.
Para os executivos do setor, este é o momento para selecionar talentos e gerar oportunidades. No Carrefour, por exemplo, um amplo processo de reestruturação que pretende otimizar sua gestão tem aberto diversas oportunidades de trabalho. Durante o ano, serão 16 mil novas vagas.
Já o Wal-Mart se prepara para contratar 10 mil pessoas, neste ano, para trabalhar em até 90 novas lojas, dentro do maior plano de expansão desde quando chegou ao Brasil, em 1995. À primeira vista, as contratações e os investimentos de R$ 1,8 bilhão previstos para o País em 2009 sugerem que a rede está alheia às turbulências internacionais.