No atual cenário econômico, os produtos de marca própria representam uma alternativa de economia, já que mantêm a qualidade esperada com um diferencial de preço de até 20%. É o que pensa a presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias, Neide Montesano. Para ela, o consumidor deve experimentar mais esses itens para comprovar a relação custo-benefício, gerando uma perspectiva de crescimento em 15% no volume de venda.
De acordo com a associação, os itens de marca própria estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, alcançando quase metade das residências do País (48,9%), o que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios. Dados da Nielsen revelam que o número desse tipo de produto cresceu 31%, entre agosto de 2007 e julho de 2008, alcançando um total de mais 45 mil produtos disponíveis em 25% das 644 empresas participantes da pesquisa.
A entidade comprova a importância do setor. Fundada há pouco mais de um ano, a Abmapro reúne hoje 60 associados, entre eles os líderes dos varejos supermercadista e atacadista – Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart e Makro. Juntos, faturam mais de R$ 45 bilhões por ano e são responsáveis por mais de 100 mil empregos diretos.