O diretor da Rede Tiradentes, de Araras (interior de São Paulo), Junior Cabrini, participou na última quarta-feira (18 de fevereiro) de uma reunião no Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras, sobre o tema “Evite Sacolas Plásticas”. O objetivo do encontro foi discutir sobre a diminuição e proibição do uso dessas embalagens no comércio local.
Na reunião, estiveram presentes outros empresários do setor; o presidente do Saema, Carlos Cerri Júnior; o diretor do Departamento de Água e Esgoto, Raul Winter; o diretor de Saneamento, José Eduardo Gatti; a assessora de Educação Ambiental, Carolina Pinheiro; e o vereador Breno Cortela, autor de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal sobre a extinção do uso de sacolas plásticas no município.
Os participantes se posicionaram favoráveis ao fim das sacolas plásticas e se comprometeram a trabalhar para incentivar novas alternativas. Para eles, o maior desafio é convencer o cliente a usar sacolas de tecido ou carrinhos de feira para o transporte das mercadorias, já que muitos utilizam as embalagens plásticas como sacos de lixo. Na ocasião, também foram apresentadas sugestões de incentivo ao uso de sacolas retornáveis, como promoções e prêmios aos consumidores que as utilizarem.