O Instituto Wal-Mart – braço social do grupo varejista no Brasil – anunciou ontem (17 de março) investimento de cerca de R$ 1 milhão em 2009 – o dobro do que foi aplicado no ano passado – para o Estado do Rio Grande do Sul, com o lançamento de dois projetos sociais: “Pescar” e “Estações de Reciclagem”.
O primeiro projeto (Pescar) visa capacitar jovens de baixa renda da zona norte da cidade para o exercício de uma profissão relacionada ao setor supermercadista, e o segundo (Estações de Reciclagem) – desenvolvido em parceria com o Instituto Vonpar – beneficia tanto o meio ambiente, com o destino correto dos resíduos recicláveis das lojas Big, Nacional e Maxxi Atacado, quanto as comunidades que sobrevivem da geração de renda desta atividade. Até o final do ano, 77 bandeiras do Wal-Mart no sul do país receberão uma estação de reciclagem.
O diretor do Instituto Wal-Mart, Paulo Mindlin, destaca a importância em oferecer condições para que as comunidades em situações de risco se autodesenvolvam. “Temos ainda mais responsabilidade com Rio Grande do Sul, sendo ele o Estado com o maior número de lojas do Wal-Mart no país”, completa.
A primeira turma do projeto Pescar beneficiará 25 alunos com idade entre 16 e 19 anos da periferia da zona norte da capital, os quais aprenderão conteúdos relativos à formação humana, cidadania e exercício profissional.

