A Rede Litoral – que conta hoje com 33 lojas associadas na Região Metropolitana da Baixada Santista – realiza em parceria com a marca Soya, da Bunge Alimentos, a campanha “Soya Recicla”. O objetivo é contribuir para que a reciclagem de óleo de cozinha se torne uma prática comum entre os consumidores.
Os supermercados que aderiram à campanha, no litoral paulista, disponibilizam desde o mês de março os PEVs – postos de entrega voluntária para coleta do óleo usado. Este, por sua vez, é recolhido por cooperativas que realizam a reciclagem, transformando o óleo em sabão biodegradável e biodiesel. Segundo a central de negócios, no primeiro mês de coleta foram arrecadados 928,4 quilos de material.
Para divulgar e conscientizar a população da região, também foi desenvolvida uma ação especial junto a escolas, onde crianças de 7 a 10 anos assistem a palestras de conscientização e recebem folhetos com orientação sobre a reciclagem do óleo. De acordo com a agência IBlanco Marketing – criadora da campanha – 16.045 alunos já foram abordados em um total de 91 escolas. Até o final da ação, serão 116 redes de ensino, atingindo mais de 20 mil alunos. O público infantil ainda pode participar de um concurso cultural e concorrer a cinco bicicletas. Para isso, é necessário criar uma frase sobre reciclagem de óleo e preservação da natureza. O sorteio acontece no dia 30 de maio.

