A região Nordeste foi a que mais obteve crescimento de vendas, em 2008, entre os supermercados do País. É o que revela o 38º Relatório Anual da Revista Supermercado Moderno, divulgado esta semana. A receita das redes nordestinas aumentou 19,7% no ano passado, descontada a inflação do período. Já o faturamento nacional do setor cresceu 10,6% em 2008, atingindo R$ 159,1 bilhões.
Redes locais como o Bonanza Supermercados, com sede em Caruaru (PE), obtiveram bom desempenho mesmo após a chegada de multinacionais à região, como os grupos Wal-Mart e Carrefour. O faturamento do Bonanza, com 15 lojas, foi de R$ 205,9 milhões em 2008, uma alta de 18,7% na comparação com 2007.
Segundo o estudo, os principais fatores que impulsionaram o aumento de vendas no Nordeste foram os ganhos de renda e os benefícios sociais, como o Bolsa-Família, concedidos à população. A pesquisa, de âmbito nacional, envolveu 460 empresas do varejo de autosserviço, que somam 3.800 lojas e respondem por 63,5% do faturamento do setor.
