O ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, recebeu, no dia 27 de abril, em audiência o presidente da APAS, João Sanzovo Neto, acompanhado do presidente da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda. Sanzovo foi levar ao ministro o convite para participar da solenidade de abertura da APAS 2009, em 18 de maio, às 14 horas, no Expo Center Norte.
O encontro, que durou cerca de 90 minutos, serviu ainda para a troca de informações sobre as ações do governo envolvendo o varejo e as demandas do setor de supermercados para aprimorar o abastecimento da população.
Sanzovo informou o ministro sobre a “Cesta Básica da Sustentabilidade”, estudo desenvolvido pela Latin Panel, a pedido da APAS. Informou que foi pesquisado o comportamento de consumo das classes D/E para os itens de higiene, beleza e limpeza caso esses produtos tivessem seus preços reduzidos em decorrência da isenção de impostos. Além de evidenciar um avanço na prevenção de doenças, uma vez que essas classes consumiriam mais creme dental, sabonete e produtos para a limpeza do lar, o estudo mostrou ainda que a economia gerada seria revertida para a compra de mais alimentos.
Miguel Jorge concordou que a queda de arrecadação com projetos dessa ordem, certamente será compensada com gastos menores em saúde. A pedido do ministro, a APAS enviou o estudo para sua apreciação.

