O grupo Wal-Mart abre hoje (28 de abril) ao público a sua primeira loja ecoeficiente em São Paulo, no bairro do Morumbi (zona sul). Segundo hipermercado da rede no Brasil a adotar mais de 60 iniciativas sustentáveis – o primeiro foi inaugurado no ano passado, no Rio de Janeiro – o ponto de venda terá gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados ou de origem certificada, áreas verdes, vagas especiais no estacionamento e treinamento de pessoal para a sustentabilidade.
Segundo a empresa, a nova unidade está localizada na Avenida Francisco Morato, 2.585, e ocupa um terreno de 13 mil metros quadrados, sendo 6.500 metros quadrados de área de vendas. Além disso, possui 31 check-outs e estacionamento com 404 vagas para veículos.
O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, afirma que a loja deverá consumir 25% menos energia e 40% menos água do que as unidades convencionais. Para isso, foram desenvolvidas iniciativas como a iluminação com lâmpadas LED no estacionamento, aproveitamento da luz natural, reutilização de água de chuva no sistema de irrigação e implementação de descarga a vácuo nos banheiros. Externamente, por exemplo, o poste de luz da entrada do estacionamento é alimentado por uma placa de energia fotovoltaica, que converte a radiação solar em energia elétrica, economizando de 50 kWh por mês, equivalente ao que uma família de quatro pessoas consome durante uma semana.
Uso de materiais reciclados; estação de reciclagem para o descarte de metal, vidro, papel, plástico, pilhas e baterias; uso de madeira certifica no mobiliário da loja e da área administrativa; e replantio de árvores existentes no terreno são outras das iniciativas sustentáveis implantadas no Wal-Mart Supercenter.


