Duas redes de autosserviço estão entre as 20 marcas mais lembradas pelos consumidores no Brasil. De acordo com o ranking da consultoria BrandAnalytics, o Pão de Açúcar alcançou o 8º lugar, enquanto o Carrefour ficou com a 13º colocação. Entre as marcas com maior valor em milhões de reais, o Pão de Açúcar aparece em 27º lugar, com R$ 397 milhões.
A pesquisa revelou que a marca Omo, da Unilever, é a mais querida do Brasil. Há 52 anos no mercado, o sabão em pó está presente em mais de 75% dos domicílios e mantém participação de mercado de 49,3%. Em relação às marcas mais valiosas, as instituições financeiras lideram o ranking. O Banco Bradesco ocupa a 1ª posição com valor de marca de R$ 12,06 bilhões, o Itaú, a segunda posição com R$ 9,87 bilhões, e o Banco do Brasil a terceira posição, com a marca valendo R$ 8,44 bilhões.
O levantamento leva em conta o nível de conhecimento da marca e a lealdade dos consumidores em relação a ela, em detrimento dos concorrentes. Foram avaliadas 180 marcas, em 2008, de 160 empresas de capital aberto – com ações negociadas na Bolsa de Valores.
