Para acompanhar o crescimento da rede, a Coop – Cooperativa de Consumo investirá R$ 11 milhões na ampliação da capacidade de estoque de seu Centro de Distribuição (CD), instalado em Utinga, distrito de Santo André. O projeto de expansão visa ajustar a estrutura do CD à política de crescimento da cooperativa, que deverá contar com 50 unidades até 2013.
Segundo a empresa, o projeto será desenvolvido em duas etapas e contempla a ampliação de 2.275 mil metros quadrados na área construída e a elevação do pé-direito da estrutura de cinco para 10 metros de altura. Com a conclusão da obra, prevista para 2010, a capacidade de estoque do centro aumentará de 9.000 para 30 mil pallets – retaguarda suficiente para suportar a demanda até 2024.
O gerente geral de operações da Coop, Valdomiro Sanches Bardini, afirma que a ampliação da área é fundamental também para a implementação de mudanças na logística de distribuição das mercadorias, amenizando problemas de trânsito nas áreas de recebimento das unidades. “A proposta é intensificar as aquisições de produtos no fornecimento cross-docking, um sistema de recebimento e expedição cruzados que possibilita agilizar a saída das mercadorias do CD para as unidades da varejista. Os produtos que ficariam estocados por uma semana, por exemplo, não demorariam mais do que 24 horas para chegar às prateleiras”, garante. Entre as vantagens do sistema cross-docking estão redução de estoques, agilidade nas entregas às lojas e menos ruptura (falta de produto nas gôndolas).
