O 25º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2009, o maior do setor no mundo, bateu recorde de público nos quatro dias do evento, ocorrido de 18 a 21 de maio, no Expo Center Norte (São Paulo). Nesta edição, 70,5 mil empresários e executivos do Brasil e exterior passaram pelo local – aumento de 13% em relação ao ano passado.
Além disso, o tema “Pessoas para pessoas – Novas competências para servir o consumidor” trouxe 3.350 congressistas que assistiram as 70 palestras nacionais e internacionais. “Nossa intenção foi alertar os supermercadistas sobre a valorização do capital humano, que é o grande diferencial no atendimento e na prestação de serviços ao consumidor”, afirma João Sanzovo Neto, presidente da entidade. No total, foram gerados cerca de R$ 4 bilhões em volume de negócios.
Com 30 mil metros quadrados de área para estandes e uma nova estrutura de auditórios, a APAS 2009 reuniu 435 empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para supermercados. O interesse dos visitantes pelas novidades transformou o evento em uma oportunidade única para lançar produtos e mostrar as tendências do setor.
Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura, no dia 18, estavam os secretários estaduais Geraldo Alckmin (Desenvolvimento), Guilherme Afif Domingues (Emprego e Relações do Trabalho) e Edson Lupatini (Comércio e Serviços); os deputados federais Arlindo Chinaglia, Carlos Sampaio e Guilherme Campos Júnior; os deputados estaduais Orlando Morando Júnior e Célia Leão; Sussumu Honda, presidente da Abras – Associação Brasileira de Supermercados; João Carlos de Oliveira, da Alas – Associação Latino Americana de Supermercados; e Edivaldo Guilherme dos Santos, presidente da APES – Associação Pernambucana de Supermercados. Representantes da Associação Comercial de São Paulo, ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Sindicato dos Comerciários de São Paulo, POPAI Brasil, SPTuris, entre outros, também prestigiram a cerimônia.
As principais novidades desta edição foram a inscrição a custo zero para associados da APAS e de outras entidades estaduais de supermercados; a “Praça dos 4 Rs”, destinada a conscientizar o público sobre o uso das sacolas plásticas; e os espaços dedicados a projetos especiais – Marcas Próprias, Empreendedor, Inovação dentro da Loja, POPAI Village e Apex-Brasil e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Simultaneamente à feira, foram realizadas Rodadas de Negócios em parceria com o Sebrae-SP, Visitas Técnicas e Arena do Conhecimento. Já o Congresso contou com as palestras de Abilio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Estevam Duarte de Assis (Supermercados Bretas), Ranjay Gulati (Harvard Business School), Susan Dumond (Disney-ABC Television Group), entre outros palestrantes.
Acesse aqui a galeria de fotos da APAS 2009.
