Com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego a pessoas portadoras de deficiências, a Coop – Cooperativa de Consumo reforçou parceria com a AVAPE – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais e a APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá. Hoje, a Coop tem 51 funcionários efetivos com deficiências e mais 15 estão em processo de seleção.
Segundo Ermelinda Marçal, assistente social da cooperativa, uma das dificuldades encontradas atualmente na contratação de pessoas com deficiências é a falta de qualificação profissional e preparação da equipe interna que irá recebê-las no ambiente de trabalho. “Para diminuir essa barreira, promovemos a inclusão, pois elas precisam ter acessibilidade às informações e condições para se desenvolverem profissionalmente da mesma forma que os demais colaboradores, porém, dentro de suas limitações”, explica.
Após mapear as áreas das unidades de distribuição e da sede administrativa que poderiam receber os deficientes, a empresa criou um comitê multidisciplinar que envolve as áreas médica, serviço social, seleção e recrutamento pessoal, jurídica e segurança do trabalho e, com o auxílio da AVAPE e APASMA, recebe os candidatos para trabalharem nas lojas.
