As 35 empresas brasileiras que participaram do projeto “Sabores do Brasil” durante a APAS 2009, em maio passado, fecharam US$ 1,5 milhão em negócios com países árabes e encerraram a feira com a expectativa de realizar mais US$ 6 milhões em vendas nos próximos 12 meses. Segundo a assessoria de imprensa da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ocorreram 240 reuniões de negócios com supermercadistas vindos do Oriente Médio e outros 110 encontros com compradores do Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Cuba. A participação na maior feira mundial do setor supermercadista deu-se em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Os importadores puderam conhecer a proposta de promoção no ponto de venda idealizada pelo projeto da Apex, e fizeram visitas técnicas a supermercados e lojas de varejo em São Paulo. O grupo Al Maya, dos Emirados Árabes, por exemplo, fechou a compra de quatro contêineres de arroz da marca Tio João.
O projeto “Sabores do Brasil” foi lançado em fevereiro, em Dubai (Emirados Árabes) e reúne empresas dos setores de café, vinhos, leite e derivados, alimentos orgânicos, frutas e sucos, biscoitos, balas e confeitos, cereais e chás. O encontro tem como objetivo posicionar marcas brasileiras do setor de alimentos e bebidas em mercados estratégicos.


