A rede Bonanza, com lojas nos Estados de Pernambuco e Paraíba, intensificou o trabalho de conscientização para reciclagem de materiais. No final do mês passado, o Núcleo de Desenvolvimento de Projetos – órgão criado voluntariamente pelos colaboradores da empresa – conquistou a aprovação do projeto de reciclagem de óleo vegetal. Com isso, todo óleo consumido nas galeteiras – máquina de assar frango – das lojas é destinado para reciclagem. O valor arrecadado é revertido em benefício para os funcionários.
A iniciativa acompanha o esforço mundial pela preservação do meio ambiente e por um desenvolvimento econômico sustentável. Segundo a empresa, as primeiras ações realizadas foram as sacolas com mensagem ecológica e a separação do lixo por grupo (metal, vidro, papel, plástico). Dessa forma, a rede facilita o trabalho das associações de proteção ao meio ambiente e das prefeituras que possuem projetos de coleta seletiva.
Em Caruaru, a unidade Maurício Nassau tem um posto de coleta da Asproma – Associação dos Protetores do Meio Ambiente que arrecada mensalmente cinco toneladas de papelão e mais de 500 quilos de plástico. Em Garanhuns, no Agreste Pernambucano, a Asnovi – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável faz a coleta seletiva na maioria dos bairros da cidade. Em média, a entidade recicla três toneladas de lixo da cidade.
