O clima junino já tomou conta das grandes redes de supermercados. As lojas estão enfeitadas com bandeirolas e exposição de produtos ligados às festas juninas. Nas lojas Bompreço do Nordeste, do grupo Wal-Mart, por exemplo, a expectativa é elevar as vendas de itens sazonais – como bolos, amendoim, coco, canjica, milho verde, gengibre, pinhão e inhame – em 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, o São João para o varejo nordestino é considerado a terceira melhor data em volume de vendas, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Já na rede Pão de Açúcar, as vendas de produtos sazonais devem crescer até 15% ante o mesmo período do ano passado. No Hipermercado Extra e no Supermercado Pão de Açúcar, em Curitiba (PR), a opção para microondas, que representa 35% da categoria, registra somente nos meses de junho e julho 60% do volume anual de vendas.
Campanha
A campanha de São João do Bompreço buscou um elemento genuinamente nordestino que representasse a cultura de todos os estados da região: os bonecos de pano, tradicionais em feiras da capital e do interior. Nos filmes de TV, eles ganham vida e mostram a diversidade de uma festa de São João, acompanhados por um jingle inspirado no clássico forró “São João na Roça”, de Luiz Gonzaga. Ao todo, a campanha conta com cinco filmes, entre institucional e ofertas.

