Os supermercados estão entre os estabelecimentos comerciais que mais recolhem notas e cupons fiscais pelo programa Nota Fiscal Paulista. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, já foram distribuídos mais de R$ 1 bilhão em créditos para 4.131.971 usuários cadastrados no sistema, sendo que mais de 25,8 milhões de consumidores foram beneficiados ao menos uma vez. Além disso, o número de estabelecimentos participantes já chega a 461.072.
O presidente da APAS, João Sanzovo Neto, afirma que a participação dos consumidores vem aumentando mês a mês, principalmente quando o governo divulga campanhas na mídia de estímulo à adesão. Ele ressalta que o setor supermercadista aposta em programas como esse por tratar-se de uma revolução que permite usar a tecnologia em prol da cidadania fiscal.
A Nota Fiscal Paulista, criada em outubro de 2007 com o objetivo de resgatar a cidadania fiscal, devolve 30% do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços efetivamente recolhido pelos estabelecimentos aos consumidores que informarem o CPF ou CNPJ. Além de pessoas físicas, o programa beneficia também empresas que faturam até R$ 240 mil e que tenham optado pelo Simples Nacional.
