O varejo supermercadista não sentiu os efeitos da crise econômica iniciada em meados de setembro de 2008. Prova disso são os investimentos que continuam a ser feitos, principalmente pelas grandes redes do País, em abertura ou aquisição de lojas e na contratação de pessoal.
Em relação ao mercado consumidor, em abril o Índice de Vendas APAS registrou 7,42% (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados da entidade) no grupo mesmas lojas – faturamento das lojas atuais, sem contar novas aquisições, que entram na estatística após um ano de operação. O acumulado no primeiro quadrimestre do ano, frente ao mesmo período de 2008, alcançou incremento de 7,34% no volume de vendas.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou ontem (16 de junho) pesquisa que também aponta hipermercados e supermercados como uma das atividades que mais cresceram no período, com alta de 14,1% em abril ante igual mês de 2008 – o melhor resultado mensal em três anos, puxado pelas vendas da Páscoa.
Para o presidente da APAS, João Sanzovo Neto, os empresários do setor de supermercados responderam à crise investindo, atualizando tecnologias e diversificando a oferta de produtos aos consumidores.
