A Point Comunicação e Marketing realizou na quarta-feira (1º de julho), na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, o Fórum de Negócios em Varejo “Como sobreviver e crescer em tempos de crise”. O encontro, destinado a empresários e executivos de empresas varejistas de todos os segmentos, contou com o apoio da APAS – Associação Paulista de Supermercados, além de outras entidades nacionais do setor.
Compuseram a mesa de abertura o superintendente da APAS, Carlos Corrêa; a presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias, Neide Montesano; o vice-presidente da ACSP – Associação Comercial e Industrial de São Paulo, Nelson Kheirallah; e o professor e coordenador do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM, Ricardo Pastore. Carlos Corrêa destacou algumas das tendências de atuação dos supermercados nos dias de hoje, como o aumento do número de pontos de venda, com formatos de lojas diferentes que oferecem o mesmo produto ao consumidor.
Durante a manhã, foram realizados painéis que debateram os impactos da crise no varejo brasileiro e a tecnologia e a inovação como ferramentas para alavancar as vendas. À tarde, os assuntos foram gestão de marcas e marketing, operações e comunicação no varejo. Dentre os palestrantes, estavam Rodrigo Wertz (Deloitte), Paulo Secches (Officina Sophia), Regiane Relva (Comitê Europeu de RFID) e Adriano Sá (Fischer/Sá).