O Grupo Pão de Açúcar anunciou, por intermédio de comunicado na CVM – Comissão de Valores Mobiliários, a compra da participação de 40% que ainda não detinha do capital da rede Assai – bandeira que atua no segmento de ‘atacarejo’, cujo controle fora adquirido pela varejista em novembro de 2007.
A empresa desembolsará R$ 175 milhões, em três parcelas, para adquirir as ações de Rodolfo Junji Nagai e Luiz Fumikazu Kogachi, os antigos donos do Assai. Com a operação, o grupo ficará com o controle total da rede. Segundo José Roberto Tambasco, vice-presidente de operações do grupo, a meta é dobrar os pontos de venda com a bandeira Assai em um ano e meio e fortalecer sua marca.
Em novembro de 2007, quando comprou 60% do Assai por R$ 208 milhões, o contrato previa que o grupo poderia adquirir o restante em quatro anos. Porém, a aquisição total ocorreu antes de terminar o prazo máximo previsto. A conclusão da operação depende agora da aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas da CBD – Companhia Brasileira de Distribuição.
