As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar, no segundo trimestre deste ano, apresentaram crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2008, totalizando R$ 5,6 bilhões. Já as vendas líquidas atingiram R$ 5 bilhões – aumento de 18,1% no período.
No conceito “mesmas lojas”, as vendas líquidas apresentaram incremento de 15,6%. Os alimentos apresentaram crescimento em vendas brutas de 12,8%, em razão do efeito sazonal da Páscoa, com destaque para as categorias de bebidas, perfumaria, limpeza e mercearia. As vendas de não-alimentos aumentaram 14,3%, com destaque para as categorias de bazar, drogarias e eletroeletrônicos – este último beneficiado pela redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.
Entre as bandeiras do grupo, os destaques do período foram as redes Pão de Açúcar, Extra, Extra Fácil e Assai. Já as operações de comércio eletrônico – compostas pelo Extra.com.br e Pão de Açúcar Delivery – registraram alta superior a 50%.
No 1º semestre do ano, a companhia registrou faturamento bruto de R$ 10,9 bilhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 9,6 bilhões, o que representam crescimentos de 10,7% e 13,7%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Nova logomarca
As 144 lojas da rede de supermercados Pão de Açúcar ganham, a partir desta semana, uma nova logomarca e identidade visual, com os morros cariocas – símbolo que há 60 anos está estilizado no logotipo – em formato tridimensional e transparente. Segundo o vice-presidente executivo do grupo, José Roberto Tambasco, a mudança mostra o compromisso com as tendências de comportamento, visando melhor atender as expectativas dos consumidores.
Desenvolvida pela consultoria FutureBrand, a logomarca ganhou um desenho mais leve e jovial, sendo que foram investidos R$ 3,3 milhões em pesquisas, alteração do logo nas fachadas, troca de materiais nas lojas e na campanha “Uma Nova Marca. O mesmo Pão de Açúcar”.
