O grupo norte-americano Wal-Mart alterou a sua logomarca após 16 anos, adotando também um novo slogan: “Walmart – É pagar menos. É viver melhor” (do inglês “Save Money. Live better”). Segundo a varejista, a imagem procura transmitir economia e uma sensação de bem-estar e alegria ao consumidor. No lugar da cor azul-escuro, da fonte em caixa alta e da estrela separando os nomes, surgiu uma nova tipologia, mais moderna e com algumas curvas em azul mais claro. Um sol estilizado substitui a estrela branca, que agora aparece ao final dos nomes. Além disso, o nome passa a ser escrito junto, sem o hífen.
Cada haste da marca tem um conceito próprio. As três hastes inferiores do logotipo representam os princípios básicos da empresa: respeito, atendimento ao cliente e excelência. Já as três hastes superiores representam os compromissos da marca: preços imbatíveis, produtos de qualidade e experiências de compra.
“A marca está mais moderna, mas não há mudanças na essência do Walmart, baseada na missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor. Estamos mudando a forma, sem alterar o conteúdo”, diz Eduardo Maia, vice-presidente de Marketing do Walmart Brasil.
A nova marca refere-se aos hipermercados Walmart no Brasil e já pode ser vista em algumas lojas recém inauguradas no interior do Estado de São Paulo. A próxima será o hipermercado de Macaé, no Rio de Janeiro. As lojas existentes ganharão a nova identidade à medida que forem reformadas.
