Expectativa é reduzir o consumo de sacolas plásticas em 20%, incentivando a reciclagem
Em busca de maior conscientização ambiental e da redução do consumo de sacolas plásticas, a rede de supermercados São Vicente, do interior de São Paulo, disponibiliza 100 mil sacolas ecológicas aos clientes em troca de material reciclável a partir de hoje (20 de agosto). A iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social e de sustentabilidade da empresa. Um termo de compromisso foi assinado esta semana com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Jonas Santarosa, e o prefeito de Americana, Diego DeNadai, para a viabilização do projeto.
Por mês, são consumidos quatro milhões de sacolas plásticas nas 11 lojas da rede, e a expectativa é de reduzir o consumo em 20%, além de incentivar a reciclagem do lixo. “A intenção é mudar o conceito de comodidade pela sustentabilidade. É incentivar a população a utilizar sacolas retornáveis, que tragam embalagens de casa, ao invés de optar pela comodidade das sacolinhas plásticas”, afirmou o gerente geral Marcos Cavichiolli.
A sacola ecológica – lançada em 2007 pelos Supermercados São Vicente – é feita de algodão e deverá custar R$ 3,50, mas o cliente que levar à loja 10 unidades de qualquer embalagem reciclável (latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papel, etc) pagará apenas R$ 1,99, o preço de custo do produto. Todo o material arrecadado será doado a cooperativas de reciclagem.

