A APAS – Associação Paulista de Supermercados lançou, ontem à noite (26 de agosto), na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, o livro “O Supermercado Nosso de Cada Dia”. A publicação é a primeira desde a fundação da entidade, em maio de 1971.
De autoria de João Fernandes d’Almeida e William Eid – dois dos fundadores da APAS que a presidiram por sete e dois mandatos, respectivamente –, a obra traça um paralelo entre a história do setor de supermercados no Brasil desde a década de 50 e a organização, criação e atuação da APAS, evidenciando seu papel como entidade de classe.
Compareceram ao lançamento, além dos autores e de João Sanzovo Neto, presidente da APAS, os ex-presidentes da entidade Francisco Manoel do Nascimento, Firmino Rodrigues Alves, Omar Ahmad Assaf e Sussumu Honda (atual presidente da Abras – Associação Brasileira de Supermercados); o deputado estadual e vice-presidente de Relações Institucionais da APAS, Orlando Morando Júnior; o presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti; o presidente da Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Claudio Zanão; o diretor executivo do Sincovaga – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo, Álvaro Furtado; o diretor do Sebrae-SP, Milton Dallari; as diretorias Executiva e das Regionais e Distritais da APAS, entre outros.
João Fernandes d’Almeida espera que o livro seja útil para os universitários e para as futuras gerações. O presidente Sanzovo parabenizou os autores pela dedicação que deram ao setor supermercadista. “A homenagem é extensiva a todos os empresários que contribuíram para o crescimento e o reconhecimento do setor pelos governos e os consumidores brasileiros”, afirma.
Resgate histórico
O livro traz informações curiosas, como o aumento da frequência ao supermercado – na década de 80, época da inflação, o consumidor brasileiro fazia compras uma vez por mês; hoje, vai seis vezes ao mês e faz compras menores. Outro dado curioso diz respeito ao primeiro supermercado aberto em São Paulo, o Sirva-se, em 24 de agosto de 1953, na esquina da Rua da Consolação com a Alameda Santos – hoje é uma loja do Pão de Açúcar.
A obra tem prefácio do empresário Abilio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, o apoio das empresas Femsa e Perdigão e foi editada pela APAS e Editora Noovha América.




