Jean-Charles Naouri, CEO mundial do Casino, a quinta maior rede de supermercados da França, está encolhendo a área dos hipermercados, aumentando o leque de produtos com marca própria e reduzindo custos. Em tempos de receita em queda e lucro estável, o plano é ser mais seletivo nos investimentos, com prioridade para países-chaves como Brasil, onde o Casino é sócio do Grupo Pão de Açúcar. Hoje, a empresa possui 8.534 mil lojas na França e 1.458 no exterior.
No Brasil, a atividade no primeiro semestre teve um crescimento de 13,7% das vendas, em relação ao mesmo período de 2008. Segundo Naouri, foi o melhor desempenho do balanço do primeiro semestre. “O mercado brasileiro é muito promissor. Estamos confiantes em relação à evolução da economia brasileira”, afirmou.
Além do Brasil, o Casino atua na Argentina, Venezuela, Colômbia, Tailândia e Vietnã, mercados que ganharam importância nas atividades do grupo nos últimos anos. Nesses países, o nível de rentabilidade é excelente e manteve-se estável, apesar da crise financeira. O desempenho na América do Sul e na Ásia fez com que ambas as regiões passassem a representar cerca de 30% do faturamento do grupo – há quatro anos, a fatia era de apenas 12%.
O Casino já diminuiu no primeiro semestre deste ano 1%, em termos de metros quadrados, a área de seus hipermercados, que passaram a ser alugados para empresas abrirem seus próprios negócios. Entre os objetivos prioritários, o grupo também irá reforçar o desenvolvimento dos produtos de marca própria, que já correspondem a mais de 50% do volume de vendas na França.
Fonte: Jornal Valor Econômico
