No último dia de FCN 2009 – 5ª Rodada de Negociação e Fórum Centrais de Negócios, em 16 de outubro, o público supermercadista e fornecedor assistiu à palestra “Gestão por Competência para Obtenção de Resultado”, proferida por João Galassi, do Galassi Supermercados (Campinas) e vice-presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados.
Lúcia Morita, diretora do Supermercado Portal, em Santana (zona norte da capital) – onde foi implementado o projeto piloto – também falou sobre os resultados da iniciativa. Segundo Galassi, a gestão por competência proporciona melhoria na comunicação e qualidade do atendimento, além da motivação e o conhecimento de toda a equipe.
Para Lúcia, o projeto trouxe uma visão mais sistemática do negócio. O objetivo foi melhorar os indicadores de resultado por meio da capacitação e do desenvolvimento dos colaboradores. A partir de questionários preenchidos pelo quadro funcional, foi elaborado um plano de ação com base na análise dos indicadores de faturamento e quebra da loja. “Focamos nas seções de Perecíveis – açougue, frios, laticínios e FLV – cuja participação nas vendas é maior do que em Mercearia. Para aumentar o indicador de vendas, por exemplo, fizemos treinamentos, degustações de produtos e cursos de culinária com a parceria de fornecedores”, afirma Lúcia.
Para finalizar, Lúcia disse que é um desafio manter o índice de vendas e fazê-lo crescer, porém, com o envolvimento de toda a equipe, é possível alcançar ótimos resultados.
Acesse aqui a palestra de João Galassi, na íntegra.
Acesse aqui a palestra de Lúcia Morita, na íntegra.

