João Sanzovo Neto, presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, ministrou palestra para alunos e convidados, na noite desta segunda-feira (26 de outubro), na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. O tema abordado foi “Tendências de Consumo no Brasil – O impacto das classes C, D e E no crescimento das vendas”.
O estudo apresentado por Sanzovo, feito pela LatinPanel para a APAS, aponta um cenário positivo para o setor de bens de consumo de massa, com maior número de idas ao PDV. A pesquisa mostra ainda o crescimento de 14% no consumo de alimentos e bebidas dentro do lar e a ascensão de marcas populares entre as cinco primeiras em 31 de 94 categorias pesquisadas. “Com o aumento da renda, a população migra para marcas que antes não consumia e passa a valorizar a relação custo benefício”, informa o presidente da APAS, João Sanzovo Neto.
Para 2010, os consumidores mostram-se mais otimistas quanto à situação econômica devido à maior disponibilidade de crédito, crescimento da massa salarial, maior distribuição da renda e queda da taxa de desemprego.