As vendas de produtos alimentícios no País devem manter ao longo deste ano um ritmo de crescimento similar ao observado em 2009, em que o setor se destacou por estar entre os mais resistentes aos efeitos da crise econômica internacional. A perspectiva de continuidade do crescimento da renda e do emprego vai garantir a expansão das vendas dos supermercados.
Nem mesmo o avanço do crédito, que deve continuar estimulando o consumo de bens duráveis, deverá reduzir o peso dos alimentos na cesta de compras. Na avaliação de especialistas, em 2010 haverá espaço para todas categorias de produtos no bolso dos consumidores. A massa salarial deve apresentar um crescimento de 4,8% no próximo ano, praticamente em linha com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que deverá avançar 5%, segundo projeções da RC Consultores.
Segundo o presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, João Sanzovo Neto, mesmo com a maior concorrência dos bens duráveis, o crescimento da renda deverá manter a demanda aquecida nos supermercados. “O consumidor vai manter o padrão de compras de alimentos, higiene e limpeza, assim como adquirir eletrodomésticos e outros bens”, prevê. A estimativa é de que as vendas reais, descontada a inflação, cresçam até 10% em 2010, frente a uma expansão de 8% em 2009.
Fonte: Agência Estado
