As vendas acumuladas do setor supermercadista cresceram 5,51% em 2009, se comparado com o ano anterior. De acordo com a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em dezembro a alta real foi de 6,61% na comparação com dezembro de 2008. Em relação a novembro de 2009, houve alta de 31,2% incentivada pelo período natalino.
Em novembro do ano passado, as vendas cresceram 3,53% em relação a novembro de 2008, e caíram 2,64% na comparação com outubro de 2009. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, os resultados do setor foram positivos quando se leva em consideração o cenário de crise observado no início de 2009. “Sem dúvida, as ações de incentivo ao consumo tomadas pelo governo, como a redução de impostos, foram essenciais para esse desempenho”, afirmou. Para a Abras, as vendas reais de supermercados deverão crescer entre 8% e 9% em 2010.
Cesta básica
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e pela GFK, registrou alta acumulada de 0,32% no ano passado. Os produtos com maiores altas em 2009 foram o açúcar (+57,2%), a cebola (+50,7%) e a batata-inglesa (+46,5%). Já as maiores quedas foram registradas nos preços do feijão (-34,4%), do tomate (-22,7%) e do arroz (-15,5%).
