A chamada ruptura de gôndola – ausência de produtos nas prateleiras dos supermercados – é uma questão importante que afeta o varejo e a indústria no mundo todo, gerando perdas nas vendas e na lucratividade. Com o objetivo de analisar a percepção dos gestores que atuam no setor supermercadista sobre as causas do problema e estratégias para minimizá-las, a pesquisadora Clara Márcia Ribeiro, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), desenvolveu dissertação de mestrado com o tema. A ideia é concluí-la e apresentá-la para a banca de examinadores até o próximo mês de maio.
De acordo com a pesquisadora, as principais causas da ruptura, como falta de reposição e atraso na entrega do produto, estão relacionadas às áreas comercial, logística e operação das lojas. O objetivo é mostrar como o problema afeta o relacionamento entre fornecedores e varejistas e propor soluções para melhorar essa relação.
Os supermercadistas de todo o País podem participar da pesquisa com o preenchimento do questionário disponível no link abaixo.
Acesse aqui a pesquisa sobre ruptura na loja.
