Das regiões brasileiras, o Nordeste deve abocanhar a maior parcela dos cerca de R$ 10 bilhões que as três maiores redes de varejo do país pretendem investir no Brasil até 2012. Os planos de investimento apresentados até agora por grupos como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart Brasil, reservam à região espaço de destaque nas estratégias de expansão.
O Grupo Walmart, primeiro dos três grupos a apostar no Nordeste, com a compra da rede de supermercado Bompreço há seis anos, vai destinar à região metade dos R$ 2,2 bilhões que investirá no Brasil até o fim do ano. A informação é do vice-presidente executivo do Walmart, Marcos Ambrosano.
“Em 2009, quando abrimos 91 novas lojas no país, 44 foram no Nordeste. Nossos planos para este ano incluem mais 104 pontos de venda e a ideia é que metade destas lojas fique na região. Para nós, é um mercado estratégico”, afirma o executivo.
A economia nordestina ganhou, durante o governo Lula, grande impulso com os programas sociais e a política de aumentos reais do piso salarial. Na avaliação de Marcos Pazzini, diretor da Target Marketing, empresa de pesquisa de mercado, essa injeção de renda gerou uma migração social das classes D e E, antes dominantes, para as classes C e B. O movimento, combinado com a atração de novos investimentos, refletiu-se diretamente na capacidade de consumo do nordestino.
O crescimento da classe média no Nordeste também atrai o Grupo Carrefour. A participação da região nordestina no faturamento da operação local do grupo francês aumentou de 7%, em 2006, para mais de 17% no ano passado.
Fonte: Jornal O Globo
