Quinto maior grupo supermercadista em vendas no País e o primeiro com capital 100% nacional, a Rede Bretas projeta passar de 59 para 71 lojas este ano e aumentar 20% seu faturamento, de R$ 2,1 bilhões em 2009. Além disso, estuda a entrada de um novo sócio, de fora da família. “O plano para 2010 aprofunda a estratégia de ser grande e pequeno ao mesmo tempo”, disse Estevam Duarte de Assis, que dirige o grupo em sociedade com outros onze parentes.
“Ser pequeno”, segundo Assis, é estar voltado para cidades médias do interior e destinar pelo menos 25% de suas gôndolas a fornecedores locais. A maior cidade de sua atuação é Goiânia e em 2010 a praça mais populosa em que irá entrar é Vitória da Conquista (BA), com 320 mil habitantes.
O Bretas trabalha com cerca de 200 fornecedores locais. Em cada loja, é oferecida a marca da região para café, macarrão, arroz, sorvete, manteiga, detergente, sabão, água sanitária, entre outros produtos. “Para nós não interessa trabalhar com marca própria. Vale mais estabelecer parcerias com fornecedores regionais que dão diferencial e condições vantajosas de preço”, afirmou Estevam, que assumiu a presidência da Amis (Associação Mineira de Supermercados).
Para fazer a expansão este ano, o Bretas investirá R$ 70 milhões, parte de um financiamento de R$ 90 milhões que obteve junto ao BNDES. Assis não informa em quais municípios irá abrir lojas, com exceção dos casos de Vitória da Conquista, Itumbiara (GO), Pirapora (MG) e Paracatu (MG), além de novas unidades em Uberlândia (MG) e Goiânia.
Fonte: Valor Econômico
