O mercado atacadista nordestino, onde o crescimento econômico da população se dá com maior intensidade nos últimos anos, será palco de uma nova batalha pelo consumidor entre as grandes redes, como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carrefour e Walmart. Para encarar a disputa, empresas regionais de médio e pequeno porte, entre elas os atacadistas Grupo Carvalho e Karne Keijo, profissionalizam seus negócios e diferenciam-se com produtos regionais e atendimento personalizado.
As vendas do setor atacadista na região Nordeste devem crescer mais de 16%, ante os 10% previstos pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para as vendas em todo o País, em 2010. Com a atenção voltada para essa região, onde o crescimento econômico da população deu-se com maior intensidade nos últimos anos, empresas regionais de médio e pequeno, como o Grupo Carvalho e a Karne Keijo, profissionalizam seus negócios e diferenciam-se com produtos regionais e atendimento personalizado.
Com o avanço das principais redes no interior brasileiro, porém, ao menos 30% do bolo devem ficar com lojas como Assai, Maxxi e Atacadão. Nos próximos anos, as maiores redes – Grupo Pão de Açúcar, Walmart Brasil e Carrefour – vão investir juntas quase R$ 10 bilhões em projetos de expansão, a maior parte dos quais no Nordeste. O Walmart, por exemplo, tem mais de 180 lojas na região e afirma que seu foco é ampliar o número de pontos de venda em estados nordestinos.
Fonte: Jornal DCI
