A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) apresentou os resultados do Ranking 2009, que mapeia o desempenho das 208 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande do Sul no ano passado. O levantamento aponta ainda as redes mais destacadas em itens como maior crescimento nominal em relação a 2008, maior venda por metro quadrado e maior venda por funcionário.
As 10 maiores empresas do setor no estado gaúcho mantiveram-se na mesma posição do ranking em relação a 2008. Juntas, elas têm 71,9% de participação de mercado em termos de faturamento. Entre elas estão Zaffari, Unidasul e Imec.
Apurada junto aos supermercadistas de todo o Estado entre os meses de janeiro e março, a pesquisa contabilizou participação recorde de empresas. As 208 companhias avaliadas acumularam faturamento de R$ 11,86 bilhões, representando 5,8% do PIB gaúcho relativo a 2009, que foi de aproximadamente R$ 203 bilhões.
As empresas participantes dos rankings gaúchos de 2008 e 2009 registraram um crescimento nominal de 12,86% no faturamento do ano passado, na comparação com o ano anterior, e um crescimento real de 7,99% no período (deflacionado pelo IPCA). Segundo o presidente da Agas, Antonio Longo, o crescimento deveu-se a uma série de fatores, como a migração de cerca de 700 mil gaúchos das classes D e E para a classe C e a diminuição da taxa de desemprego.
