O Ranking Abras 2010, divulgado hoje (28 de abril), pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), aponta que o faturamento do setor em 2009 alcançou R$ 177 bilhões. Ano passado, o número de lojas chegou a 78.311 (aumento de 3,4% em relação a 2008), com 899.754 funcionários (crescimento de 2,6%) e área de vendas de 19,2 milhões de m² (aumento de 2,2%). O lucro líquido médio, em 2009, ficou em 2,23% sobre o faturamento – o maior da série histórica que começou em 1999.
As três maiores redes supermercadistas do Brasil representam 40% do faturamento do setor – aumento de dois pontos percentuais em relação a 2008. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 43%. Já as dez maiores têm 48% de mercado – dois pontos percentuais a mais do que no ano anterior.
De acordo a Abras, as perdas do segmento alcançam 1,76%. Em 2009, o total de investimentos aferido pela pesquisa foi de R$ 3,4 bilhões. Desse total, 70% foram destinados para a construção, reforma e ampliação de lojas, 9% para automação e prevenção de perdas, 3% para equipamentos refrigerados e de climatização e 1% para equipamentos secos.
De acordo com a pesquisa, do faturamento total das empresas do setor, 82% provêm de supermercados, 14% da venda no atacado, 3% da comercialização de combustíveis e 1% do canal farmácias.
