A rede mineira Verdemar inaugurou esta semana o seu quinto centro de compras em Minas Gerais. A loja “verde”, que reúne práticas sustentáveis já experimentadas pelo setor, foi aberta em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e o investimento foi de R$ 5 milhões. Foram gerados 250 postos de trabalho.
Conta com 1,5 mil metros quadrados de área construída e estacionamento para 100 veículos. Ao todo, a loja oferecerá em torno de 17 mil itens e serviços presentes nas demais unidades: além da pizzaria, creperia, padaria, temakeria e montagem de sushies e saladas na hora.
Segundo o diretor da rede, Alexandre Poni, o ponto de venda é uma aposta da rede para fidelizar os clientes. “Queremos dar o exemplo. Este é o nosso primeiro supermercado que tem uma proposta 100% ambientalmente correta”, destacou o executivo.
Poni afirmou que o investimento na construção foi 15% superior ao feito em supermercados tradicionais. O piso será aquecido por meio de tubulações que utilizam a circulação de água quente gerada por um trocador de calor do sistema de refrigeração.
Assim como há um cuidado especial para reutilizar e otimizar o consumo de água – a meta é reutilizar entre 70% e 80% -, o projeto também tem iluminação especial com lâmpadas LED, que consomem menos energia. A sustentabilidade também está presente na oferta de serviços à comunidade. Entre eles, uma usina para produção de biodiesel que tem como insumo o óleo de cozinha usado. Haverá ainda um posto de coleta de materiais como pilhas, latas de alumínio, papel, papelão, vidro e metal.
Expansão
A expansão da rede Verdemar está ancorada no balanço dos negócios. No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou incremento de 28% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2009. Isso deverá assegurar a previsão inicial de atingir 25% de expansão nas vendas em 2010 ante 2009.
Ainda este ano será construído um centro de distribuição, também em Nova Lima, com 14 mil metros quadrados e investimentos de R$ 6 milhões. Para esse empreendimento, que visa otimizar a logística das cinco lojas da rede, serão gerados 100 empregos diretos.
Fonte: Diário do Comércio
