O gasto médio mensal do brasileiro em supermercados com gêneros de largo consumo cresceu 2% em 2009 em relação ao ano anterior, passando de R$ 397,33 para R$ 405,32. Na distribuição dos gastos por categoria de produtos, os consumidores desembolsaram 72% com alimentação, 16% com higiene, 6% com bebidas e 5% com limpeza.
Os dados integram a pesquisa anual “Retratos do Varejo”, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com as empresas de pesquisa de varejo Kantar Worldpanel, Nielsen e GfK. O levantamento abrangeu 8,2 mil lares brasileiros e 73 empresas supermercadistas associadas da APAS.
De acordo com a pesquisa, o brasileiro freqüentou algum tipo de varejo alimentar (tradicional ou autosserviço) 15 vezes ao mês, sendo cinco vezes no supermercado. Do total, 84% da população se abasteceu em mais de três canais, contra 78% em 2008.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa “Retratos do Varejo”.

