De forma interativa e descontraída, João Carlos Lazzarini, diretor de Retail Services da Nielsen Brasil, abriu o ciclo de palestras do auditório comercial do 26º Congresso de Gestão e Feira internacional de Negócios em Supermercados, a APAS 2010. Intitulada “Categorias que mais crescem”, a apresentação abordou temas como o comportamento do consumidor, fatores que impulsionaram o varejo, o crescimento do número de lojas e os principais tipos de produtos consumidos em 2009.
“As lojas de grande superfície estão diminuindo em termos de importância e as pequenas estão ganhando mais espaço, principalmente porque os consumidores não têm mais tempo”, explicou Lazzarini.
O segundo a se apresentar foi José Guedes, da GFK Retail and Technology, que falou sobre tendências de eletro. Paula Rizzo, da Mintel Internacional, subiu ao palco para realizar a apresentação “Tendências em Alimentos e Bebidas”. Ela fez uma análise sobre o novo mercado e como as empresas estão agindo para atender os diversos consumidores desses dois segmentos.
Para finalizar as palestras comerciais do dia, o diretor executivo Sérgio Bocayuva falou sobre o sucesso da empresa Mundo Verde. Maior rede de loja de produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, a companhia tem 23 anos, 150 lojas no Brasil e pretende abrir mais 40 este ano. “Nossa missão é oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade”, finalizou Bocayuva.

