O futuro dos supermercados está na diferenciação e na especialização do target. Essa é a onda que vem acontecendo nos Estados Unidos, de acordo com John Stanton, especialista em marketing e tendências em alimentação, que relatou casos de sucesso de alguns supermercados norte-americanos em palestra no 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela APAS, em São Paulo.
São supermercados de pequeno porte, focados no negócio de alimentos para quem não tem muito tempo para cozinhar, mas quer comer bem e busca por saúde e bem-estar. Diferenciam-se não somente no mix de produtos, como também na sinalização das gôndolas e na criação de marcas próprias com valor, sem contar a valorização do posicionamento da marca.
A rede Wegmans é um caso de sucesso porque apresenta uma variedade grande de itens que não são encontrados nos hipermercados. “Enquanto o Walmart oferece as marcas líderes de azeite de oliva, a Wegmans proporciona uma experiência de sabor com mais de 12 opções”, conta.
