O Grupo Pão de Açúcar manterá o foco dos investimentos na classe C, no consumidor que faz várias compras para as necessidades diárias e no setor de não–alimentos em hipermercados. A companhia prevê a abertura de 100 novas lojas em 2010, sendo quatro Extra Hiper, quatro Extra Compacto, 10 Extra Supermercado, 60 Extra Fácil, quatro Pão de Açúcar e 18 Assaí.
“O foco será no formato de atacarejo (Assaí) e proximidade (Extra Fácil), que tem baixo investimento e bom retorno financeiro”, acrescentou o diretor-presidente Enéas Pestana.
Os investimentos estimados para o ano são de R$ 1,6 bilhão, que incluem reformas de lojas já existentes e compra de terrenos. No ano passado, os investimentos somaram R$ 723 milhões. “Esse grupo nunca foi tão competitivo como agora”, assinalou o presidente do conselho de administração do grupo, Abilio Diniz. A bandeira de atacarejo Assaí avançará para o Centro-Oeste e Nordeste, que, juntos, representam 30% do consumo no País.
Conversão
A maioria das lojas das bandeiras CompreBem e Sendas deve receber a marca do Extra Supermercado. Algumas unidades de área maior podem ser transformadas em hipermercados, e outras, dependendo da localização, transformadas em Pão de Açúcar. “A conversão de formatos visa atender com um portfólio mais abrangente e adequado aos diferentes perfis de consumidores”, destacou Pestana.
Segundo o grupo, ambos os modelos, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, precisavam de atualização. Com 13 unidades, a bandeira Extra Perto terá o processo de integração finalizado até o final de 2011.
