Como parte dos investimentos de R$ 100 milhões no Rio Grande do Sul em 2010, o Walmart transfere, a partir de 1º de junho, os setores financeiro, jurídico e de recursos humanos para a capital gaúcha. As áreas funcionarão no Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que comandará e padronizará os três departamentos em todo o Brasil.
A escolha de Porto Alegre para sediar o centro confirma a importância do Estado no desempenho do grupo, diz o vice-presidente administrativo do Walmart Brasil, Carlos Fernandes. Das 439 lojas do grupo sediadas em 18 Estados, 102 estão localizadas em território gaúcho.
O CSC, que recebeu investimento de R$ 7 milhões, vai gerar 300 empregos diretos de nível superior. A ideia é centralizar as operações dos três setores, padronizando processos e tornando o trabalho mais eficaz e com menos custos.
Até o final do ano, mais cinco empreendimentos deverão ser inaugurados no Estado, dois deles lançando a presença do grupo em Lajeado e Rio Pardo. Estão previstas as instalações de um hipermercado Big em Santa Cruz, supermercado Nacional em Caxias do Sul, Maxxi Atacado em Lajeado e supermercado TodoDia em Novo Hamburgo e Rio Pardo. As novas lojas devem gerar outros mil empregos diretos.
