O presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados João Sanzovo Neto esteve ontem (27 de maio) em Jundiaí, onde assinou ao lado do prefeito Miguel Hadad projeto-piloto para abolir a sacola plástica do comércio da cidade a partir de agosto.
O projeto, que surgiu na Câmara Municipal, imediatamente recebeu o apoio dos supermercados locais, por meio de seus representantes Orides Russi (Rede Russi), Edivaldo Bronzeri (Rede Parceiros), Luciano Boa (Boa Supermercados) e Benedito Elias (Elias Supermercados), com o apoio da APAS e das grandes redes com atuação na cidade. No lançamento da campanha, o diretor Márcio Milan representou o Grupo Pão de Açúcar.
Conforme o projeto, os meses de junho e julho serão dedicados à campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de usar sacolas retornáveis, sensibilizar o comércio e treinar as equipes do varejo. A partir de agosto nenhum estabelecimento comercial de Jundiaí oferecerá sacolas plásticas aos consumidores. “Trata-se de uma iniciativa corajosa em defesa do meio ambiente, desenvolvida pela Prefeitura, secretarias municipais, a APAS e a Associação Comercial de Jundiaí, que servirá de modelo para outras cidades”, afirma Sanzovo.
O prefeito Hadad informou que Jundiaí é a melhor cidade brasileira em saneamento e que iniciativas como essa estimulam os cidadãos a redobrar a vigilância e disseminar a proteção ao meio ambiente. “Nosso projeto de sacolas retornáveis será um modelo para o Brasil”, disse.
A campanha se baseia em cinco pilares fundamentais: redução, reutilização, reciclagem, reeducação e retorno. O apelo central é a adoção das sacolas retornáveis, o que será alcançado por meio da reeducação, com informações sobre os malefícios do plástico no meio ambiente, como danos à natureza e morte de animais, por exemplo.
O projeto-piloto foi anunciado pelo secretário do Meio Ambiente Jaderson Spina na abertura da Eco Jundiaí, evento que dura três dias, onde estão sendo apresentados outros projetos do município como o Parque Linear, que contempla a recuperação das margens do rio Jundiaí, e Consórcio Intermunicipal da Serra do Japi.
Clique nas fotos abaixo para ampliá-las.


