O Asda Group, controlado pelo Walmart, acertou a compra dos 193 supermercados da Netto, no Reino Unido, por 778 milhões de libras esterlinas (US$ 1,13 bilhão), como parte de sua investida para manter a vice-liderança no mercado local de alimentos.
A aquisição das lojas foi anunciada uma semana após a Asda, com sede em Leeds, Inglaterra, ter divulgado seu primeiro declínio em quatro anos nas vendas de lojas abertas há mais de 12 meses. A unidade do Walmart informou que pretende converter as lojas da Netto em um formato menor até meados de 2011.
É a maior compra do Walmart desde que assumiu o controle da Distribuición y Servicio D&S, no Chile, em 2009, por US$ 1,88 bilhão. A Asda busca estancar a perda de participação de mercado no Reino Unido, segundo dados da Kantar Worldpanel, o que a deixa apenas 0,5 ponto percentual à frente da terceira maior, J Sainsbury. A Netto detém 0,7% do mercado.
“A aquisição nos alça, muito rapidamente, ao nível que queríamos estar no segmento de lojas pequenas”, disse o presidente do conselho de administração da Asda, Andy Bond. A Netto pertence à Dansk Supermarked, da A.P. Moeller-Maersk, maior companhia da Dinamarca.
Fonte: Valor Econômico
