Economia estável, moeda sólida e aumento da renda do trabalhador estão contribuindo para o aquecimento do setor de varejo, que promete ser um dos maiores empregadores do país em 2010.
Muitas redes têm planos de expansão para este ano, o que deve aumentar a demanda por mão de obra. O setor vem se profissionalizando e tornando-se cada vez mais sofisticado, exigindo formação e qualificação. A pesquisa “Retratos do Varejo”, realizada pela APAS em parceria com a Nielsen, a Kantar WorldPanel e a Gfk, apontou que 74% dos varejistas estão otimistas com o setor.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o varejo será responsável pela abertura de 850 mil novos postos de trabalho neste ano, dos quais 700 mil só em São Paulo. Ao todo, o setor emprega hoje cerca de 6 milhões de funcionários, conforme divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do MTE. A área supermercadista é uma das que mais crescerá, com expectativa de gerar 27 mil novos empregos.
Seguindo as estimativas de crescimento para o setor, grandes redes também buscam profissionais. O Grupo Pão de Açúcar prevê investir no Nordeste e criar 10 mil vagas ainda em 2010, enquanto o Walmart abrirá mais 100 novas unidades e vai precisar também de 10 mil funcionários.
Fonte: Revista Você S/A
