A tecnologia do voice picking (separação de pedidos por comando de voz), implantada com pioneirismo na América Latina pela ID Logistics no Centro de Distribuição (CD) do Carrefour em Osasco, em 2005, chegou agora às operações da rede de hipermercados no Rio de Janeiro.
O sistema é um hardware orientado por um WMS (gerenciamento de estoques) que transmite os pedidos por comandos de voz para cada funcionário que trabalha na separação de pedidos no CD.
“A eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papéis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos”, afirma Davi Venancio de Oliveira, gerente de logística do grupo do Rio de Janeiro.
A tecnologia voice picking é recomendada para centros de distribuição com grande volume e variedade de itens em expedição, como os do Carrefour. Em Osasco, onde a empresa mantém seu maior CD na América Latina, atuam cerca de 650 funcionários da ID Logistics, encarregados em movimentar uma média de quatro milhões de caixas por mês, estocadas em um armazém de 92 mil metros quadrados. O retorno sobre o investimento no sistema deu-se em apenas 11 meses.
Fonte: Revista Fator Brasil
