O Nordeste está em ebulição. Enquanto as grandes redes investem para garantir um lugar no mercado nordestino, os varejistas locais lutam para não perder espaço. É o caso da Super Rede, associação formada por oito varejistas, com sede em Fortaleza (CE).
Com faturamento anual de R$ 1,1 bilhão em 2009, as 48 lojas filiadas à Super Rede lutam para sobreviver às investidas de gigantes como Pão de Açúcar e Cencosud. “As empresas estão agressivas em seus planos de expansão”, diz Gladson Lemos, presidente da central de negócios. Em meados de abril, a central perdeu força quando uma de suas associadas, a Super Família, foi vendida para a Cencosud, controladora da rede de supermercado GBarbosa. No mesmo mês, a companhia chilena comprou a rede baiana Perini, ampliando a força no mercado nordestino.
Alternativa
Até hoje, as compras da Super Rede eram feitas em conjunto, mas cada empresa recebia suas encomendas separadamente. Para tentar ganhar fôlego, a associação vai concentrar o recebimento dos pedidos em um único centro de distribuição e, com a redução do frete, espera conseguir preços melhores junto aos fabricantes. O depósito será construído em Fortaleza e ficará pronto em até cinco meses.
Fonte: Brasil Econômico
