Para alinhar as informações dos produtos em toda a cadeia de abastecimento de lojas no País, o Grupo Carrefour investiu R$ 350 mil na implantação pioneira da Rede Global de Sincronização de Dados, o GDSN, na sigla em inglês. Segundo Paulo Crapina, diretor de tecnologia da informação da empresa, a ferramenta possibilita a manutenção precisa das informações de produtos, preços e promoções, entre fornecedores, CD e lojas, diminuindo o custo do frete e também as rupturas.
“Com a nova ferramenta, reduzimos 5% a ruptura nas gôndolas, praticamente erradicando o problema”, explica Crapina. O executivo informou que até 2011 o grupo irá estender a tecnologia às demais bandeiras e estará integrado a pelo menos mais 200 fornecedores.
A solução foi desenvolvida pela GXS e normatizada pela GS1 Brasil. O GDSN faz a gestão e atualização automática de informações relativas a todos os produtos comercializados entre indústria e varejo. Ele identifica, por exemplo, dados divergentes nos sistemas das empresas, como tamanho errado da mercadoria. A queda na ruptura, por sua vez, ocorre justamente em função da erradicação das divergências de informação e do compartilhamento de dados entre a companhia varejista e os fornecedores que adotaram o sistema.
Fonte: Jornal DCI
